terça-feira, 17 de junho de 2014

10 dicas de como falar melhor em público

Para as pessoas da área de segurança do trabalho a comunicação é fundamental para conseguir bons resultados.



Segue abaixo 10 dicas de como falar melhor:

Perder a inibição para falar, preparar aulas ou palestras, falar de improviso, evitar o “branco”, dirigir ou participar de reuniões, são problemas de comunicação verbal que podem ser eliminados com técnica, disciplina e treinamento:

Seja você mesmo. Essa é a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.

Pronuncie bem as palavras. Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “is” intermediários. Por exemplo, fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo.

Fale com boa intensidade. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse por aquilo que transmite, não conseguirá também interessar sua plateia.

Fale com boa velocidade. Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo. Também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.

Fale com bom ritmo. Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade  e altura constantes acaba por desinteressar  os ouvintes, de conteúdo, mas  pela maneira “descolorida” como se apresenta.

Tenha um vocabulário adequado. Um bom vocabulário tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e quase sempre incompreensíveis.

Tenha postura correta. Fique sempre bem posicionado. Ao falar, procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso de gesticulação é mais prejudicial que a falta. Lembre-se sempre de que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia. Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presença de ouvintes.

Tenha início, meio e fim. Toda fala, seja numa simples conversa ou numa apresentação para uma grande plateia, precisa ter início, meio e fim. O início no início, procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistências e conquistando seu interesse e atenção. Para isso, poderá usar algumas das seguintes dicas:
Conte uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da sua mensagem.
Elogie sinceramente os ouvintes.
Use uma frase que provoque impacto.
Diga que não irá consumir muito tempo.
Faça uma citação de autor respeitado pelos ouvintes.
Use um fato bem humorado.Entretanto evite piadas.
Levante uma reflexão.
Demonstre sutilmente que conhece o assunto e possui experiência.
Aproveite uma circunstância fazendo um comentário sobre alguém presente ou que tenha falado há pouco, ou ainda sobre um acontecimento dos ouvintes.

9º No início, você não deverá:
Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripe, dor de cabeça, etc.) ou por não estar devidamente preparado para falar.
Contar piadas.
Fazer perguntas quando não se deseja resposta.
Tomar partido sobre assuntos polêmicos.
Começar com “chavões” ou frases muito usadas. Por exemplo: A união faz a força; Uma andorinha só não faz verão, etc.

10º O meio. Na primeira parte de meio, prepare o tema a ser abordado:
Conte numa única frase sobre a matéria que irá abordar. Por exemplo: “Vou falar sobre o lazer do homem moderno”.
Em seguida, faça um relato histórico do tema ou levante um problema para o qual dará solução.
Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que irá desenvolver.

Estas dicas foram elaboradas em 22/02/2000 pela Tilibra com texto escrito pelo prof. Reinaldo Polito

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