quinta-feira, 17 de julho de 2014

06 DICAS SOBRE COMO EVITAR ACIDENTES EM ESPAÇOS CONFINADOS!



COMO EVITAR ACIDENTES EM ESPAÇOS CONFINADOS?

1. O Trabalhador tem o direito de se recusar a entrar em espaço confinado, caso as condições de trabalho não sejam seguras.

2. Não entrar no Espaço Confinado sem a PET – Permissão de Entrada e Trabalho. Entenda os procedimentos da PET dados no treinamento. O Trabalhador deve saber quando e como sair.

3. Certifique-se que a sua empresa atende a NR 33 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

4. O empregador deve coordenar o trabalho dos terceirizados e informar a todos os trabalhadores a sua localização e os seus riscos.

5. O Supervisor de Entrada deve providenciar a PET, APR – Análise Preliminar de Risco, isolamento, sinalização, bloqueio ou liberação de energias perigosas. Antes de liberar a entrada, o Supervisor deve avaliar a atmosfera do espaço confinado, ainda do lado de fora utilizando o medidor de gases e uma sonda com mangueira; a atmosfera interior deve ser avaliada continuamente durante a entrada e o desenvolvimento do trabalho; ventiladores, comunicadores, equipamentos de proteção individual e coletiva, escadas, equipamentos movimentadores e de resgate, contra quedas e combate a incêndio devem estar de acordo com a PET.

6. O Vigia treinado deve manter contato visual e por rádio de forma permanente com os trabalhadores, possibilitando ordenar o abandono do local e alertar a Equipe de Resgate quando necessário. Deve haver um procedimento de contagem na saída de todos os trabalhadores, para ter certeza de não esquecer nenhum no interior do espaço confinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário