terça-feira, 4 de novembro de 2014

Nitrogênio – Perigos e Prevenção!


Esta postagem não está focada em um único incidente, mas em incidentes que continuam a ocorrer em toda a indústria - asfixia com nitrogênio. Um boletim de Junho de 2003 do Chemical Safety Board (CSB) Americano relatou vários incidentes por asfixia com nitrogênio na indústria dos EUA, resultando em 80 mortes de 1992 a 2002. Estes incidentes ocorreram nos mais variados locais de trabalho – plantas industriais, laboratórios e centros médicos. Muitos dos incidentes envolveram empreiteiras. As fotos são alguns exemplos do tipo de lugar onde uma concentração perigosa de nitrogênio poderia se acumular, com base em relatórios do CSB.

Enquanto o nitrogênio em si não é tóxico, uma alta concentração de nitrogênio no ar que você respira vai privar seu corpo do oxigênio necessário para sustentar a vida. 78% do ar que normalmente respiramos é nitrogênio e o oxigênio compõe a maior parte do restante. O organismo das pessoas não pode funcionar bem quando a concentração de nitrogênio for superior a 84% (16% de oxigênio). Seu julgamento pode ser prejudicado e você pode não reconhecer que está em perigo! Com 94% de concentração de nitrogênio, a morte é provável em algumas respirações.

Pelo lado positivo, o nitrogênio é um gás inerte, o que reduz o potencial de incêndio, eliminando o oxigênio necessário para se ter um incêndio. Por esta razão, o nitrogênio é usado para purgar tubulações e equipamentos utilizados em serviços com materiais inflamáveis.


O que você pode fazer?

  • Saiba onde o nitrogênio é liberado. Deve ser ao ar livre ou para um sistema projetado para receber nitrogênio com segurança. Onde o nitrogênio estiver em uso, considerar a monitoração da concentração de oxigênio na área, para garantir que essa concentração não caia abaixo de níveis considerados seguros.
  • Saiba onde o nitrogênio é usado em sua planta e certifique-se que todos os tubos de nitrogênio sejam claramente identificados.
  • Inspecionar mangueiras utilizadas em serviço com nitrogênio, como você faria com qualquer mangueira contendo gás tóxico. Não use uma mangueira que apresente sinais de vazamento.
  • Nunca supor que a concentração de oxigênio no interior de um vaso ou em qualquer outro espaço confinado seja aceitável. Sempre medi-la antes de trabalhar perto da abertura de um vaso de processo ou dentro de qualquer espaço confinado.
  • Certifique-se que os sistemas de ventilação de sua planta estejam funcionando corretamente. Eles não são apenas para o conforto - elas também removem contaminantes do ar potencialmente perigosos.
  • Reconhecer que um espaço confinado pode ser criado por obstruções temporárias tais como uso de plásticos ou lonas, ou outro tipo de confinamento com a finalidade de proteção temporária contra intempéries.

Veja também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário