quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Prevenção de escorregões, tropeços e quedas no trabalho.



A maioria das quedas são evitáveis​​. Muitas pessoas atribuem a queda ao fato das pessoas estarem distraídas, mas existem muitos outros fatores de risco. Os fatores de risco incluem riscos físicos no
ambiente de trabalho, questões relacionadas com a idade e

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ficha de Controle de EPI para Download



O que é necessário você saber sobre EPI?


O que é um Equipamento de Proteção Individual - EPI?
R: Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Como identificar um EPI?
R: O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem dever arcar com os custos do EPI?
R: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
c) para atender a situações de emergência.

É obrigatório o registro de entrega de EPI?
Sim, Cabe ao empregador quanto ao EPI, registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Qual a responsabilidade do empregado quanto ao EPI?
R:
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;
c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio

Esses itens estão baseados em alguma lei?
R: Sim, na Norma Regulamentadora NR-06 do MTE.

Comentário do Autor desta postagem:

Lembre-se que a utilização do EPI, na prioridade de prevenção, deve ser o último recurso, devendo ser necessário dar prioridade para:
1º Eliminação do risco.
2º Equipamento de Proteção Coletiva - EPC, quando não for possível eliminar o risco.
3º EPI - em último caso e caráter provisório.

O EPI incomoda o trabalhador e não evita o acidente, apenas minimiza (reduz) a gravidade.


Segue link para download de planilha de controle de EPI



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Explosão de Poeira – Limpe este Perigo!



Em agosto de 2014, o Chemical Safety Board (CSB) publicou os resultados de uma investigação sobre uma explosão em uma instalação de processamento de sucata de titânio e zircônio, ocorrida em dezembro de 2010, no estado americano de West Virginia. A explosão causou três fatalidades e um ferido. Eis aqui um breve resumo do que se acredita que tenha ocorrido :

  1. Um misturador estava sendo usado no processamento de pó de zircônio. Empre-gados observaram problemas mecânicos antes da explosão. As pás do misturador estavam batendo na parede do equipamento causando danos. Foram efetuados reparos e ajustes, mas os problemas continuaram.
  2. Acredita-se que faíscas ou calor do contato metal-metal entre as lâminas e a parede do equipamento causaram a ignição do pó de zircônio.
  3. A queima do pó de zircônio causou uma deflagração - gases quentes se expandiram, produzindo um “vento” observado por duas testemunhas. O pó de zircônio em chamas incendiou tambores abertos de titânio e zircônio armazenados nas proximidades, propagando o incêndio.
  4. A explosão inicial levantou no ar mais poeira presente na instalação causando uma explosão secundária e incêndio.




Você sabia?

Em 2 de agosto de 2014, uma explosão em uma fábrica em Kunshan, China, que fabrica rodas de automóveis de alumínio causou pelo menos 75 mortes e 180 feridos. Relatos iniciais indicam que o acidente foi uma explosão de pó de alumínio.
A maior parte dos materiais sólidos orgânicos, assim como os pós de plásticos e de muitos metais, podem criar uma nuvem explosiva se as partículas forem suficientemente pequenas e dispersas no ar em uma concentração suficientemente elevada.


O que você pode fazer?
  • Saiba se você tem ou não qualquer perigo de explosão de poeira em sua planta e o que você deve fazer para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção. O OSHA americano tem um cartaz útil com orientações sobre que tipos de materiais podem ser perigosos: https://www.osha.gov/Publications/combustibledustposter.pdf
  • Reconhecer que uma boa gestão interna (“housekeeping”) é extremamente importante para a segurança. A poeira acumulada em equipamentos, pisos e superfícies elevadas tais como luminárias e vigas de suportação pode contribuir para explosões secundárias de poeiras.
  • Relatar quaisquer problemas de manutenção que possam gerar faíscas ou superaquecimento em qualquer equipamento que opere com pós ou poeiras e não operar o equipamento até que ele seja devidamente reparado.

Verifique se existe o perigo de explosão de poeiras em sua planta!!