terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Riscos Ambientais no Trabalho

Veja a relação dos principais tipos de riscos ambientais no trabalho:


Nota:
1 - A NR-09 considera, para fins de elaboração do PPRA, somente 3 destes tipos de riscos, sendo os riscos físicos, químicos e biológicos.

2 - Para elaboração do Mapa de Riscos (NR-05 CIPA) deve-se levar em consideração os 5 tipos de riscos.

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Mapa de Riscos - Como elaborar (Apostila e modelo Download)




domingo, 14 de dezembro de 2014

APR - Eletricista

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR) PARA ELETRICISTA.


A APR trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos que tem como objetivo antecipar a previsão da ocorrência danosa para as pessoas, processos, equipamentos e meio ambiente. É elaborada através do estudo, questionamento, levantamento, detalhamento, criatividade, análise crítica e autocrítica, com conseqüente estabelecimento de precauções técnicas necessárias para a execução das tarefas (etapas de cada operação), de forma que o trabalhador tenha sempre o controle das circunstâncias, por maiores que forem os riscos.

A Análise Preliminar de Risco é

domingo, 7 de dezembro de 2014

Transporte manual de cargas: peso máximo - Estudo de Caso

Transporte manual de cargas: peso máximo - Estudo de Caso

Continuando a postagem que foi um sucesso: "Qual o peso máximo que o trabalhador pode carregar?" vem uma dúvida, se o peso máximo estipulado pela CLT é de 60 kg, pode um auditor fiscal do trabalho multar uma empresa que obrigue um trabalhador carregar um saco de cimento de 50 kg?

Qual a sua opinião?.....

Saiba que a resposta correta é

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os 9 acidentes mais fatais da Indústria química e petroquímica.


Os 9 acidentes mais fatais da Indústria química e petroquímica.

Observação: No índice consideram-se apenas os impactados diretamente no dia do acidente.

1o. Bophal - India
Mortos: 4.000 (Empregados + Moradores)
Ano; 1984
Empresa: Union Carbide
Sintese do Acidente: Escape de isocianato de metila de uma tubulação.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Segurança na Movimentação de Cargas- Video

Regras de Segurança na Movimentação de Cargas

Cumprimento ao disposto na NR-11 da Port. 3214/78 MTb.

Inspeção Visual: Realizadas antes de ligar o equipamento (cabos, ganchos, cabos auxiliares, fiação, estado da botoeiras, travas, vazamentos, etc...)

Funcional: Realizadas durante o funcionamento do equipamento (comandos, freios, trepidações, sirenes, etc...)

Somente pessoas habilitadas, treinadas e aprovadas nos testes específicos podem ser autorizadas a operar equipamentos de movimentação.

Todos os operadores devem ser submetidos à exames médicos específicos, e só poderão operar tais equipamentos se considerados aptos pelo médico.

Todos os operadores de equipamentos móveis de transporte (guinchos, empilhadeiras, pontes-rolantes) serão identificados por um crachá específico, que deverá constar nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente;

O operador deverá ostentar o seu crachá em local visível para facilitar sua identificação.

Movimentação de Cargas:
Aproxime-se da carga;
Avalie peso e demais condições da carga;
Conheça a capacidade da Ponte Rolante;
Selecione o cabo de aço auxiliar de acordo com o tipo de carga e peso. Verifique ângulo dos cabos. Consulte a tabela de pesos e capacidade dos cabos;
Fixe a carga adequadamente;
Proceda o içamento lentamente e com cuidado;
Use velocidade reduzida;
Redobre a atenção ao operar da cabine e com ajudante

Elevação de Cargas:
Certifique-se que há espaço suficientemente para levantar a carga;
Tome cuidado especial com as instalações aéreas, tais como, tubulações de água, gás, elétricas, etc...
Observe se a carga está segura, especialmente no caso de peças soltas;
Levante a carga um pouco, se ela inclinar para um dos lados, abaixe-as e acerte o balanceamento;
Não passe com a carga sobre pessoas e nem permita que elas passem sob a carga.

Acidente durante içamento:


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Os 10 acidentes aéreos mais fatais do mundo.

Veja os 10 casos mais fatais da história da aviação.

Observação: o número de vítimas fatais no solo não foi levado em conta. Se assim fosse, os atentados como os de 11 de setembro contra as Torres Gêmeas em Nova York seriam considerados os acidentes aéreos mais fatais - já que mataram seus passageiros, mas também mataram milhares de outras pessoas.

1. Acidente de Tenerife

Mortes: 583 pessoas
Quando: Em 1977, na Espanha (Ilhas Canárias)

O que aconteceu: Em 27 de março, uma bomba explodiu no aeroporto de Gran Canaria, em uma das Ilhas Canárias. Com a ameaça de uma segunda bomba, vários voos foram desviados para o aeroporto de Los Rodeos, na ilha de Tenerife.
Por conta de erros e confusão no controle das decolagens e aterrissagens, dois Boeing 747 - um da KLM Royal Dutch Airlines e outro da Pan American World Airways - se chocaram próximos ao solo do aeroporto.
No avião da KLM, os 248 passageiros morreram. No avião da Pam Am, 335 dos 396 passageiros morreram.


2. Acidente do Japan Airlines Voo 123

Mortes: 520 pessoas
Quando: Em 1985, no Japão

O que aconteceu: Em 1978 a aeronave Boeing 747SR sofreu um dano sério na fuselagem durante um voo, mas foi reparada pelo equipe da Boeing, que garantiu a sua segurança. O caso, contudo, foi decisivo para o acidente fatal, sete anos depois.
Em 12 de agosto, a aeronave da Japan Air Lines saiu de Tóquio com destino a Osaka. Pouco depois de decolar, o aparelho traseiro que controla a pressão explodiu - na mesma área do acidente de 1978, causando sérios danos a aeronave. 
O avião perdeu altitude e caiu. A explosão matou 520 dos 524 ocupantes.


3. Acidente de Charkhi Dadri

Mortes: 349 pessoas
Quando: Em 1996, na Índia

O que aconteceu: O acidente em 12 de novembro foi uma colisão entre duas aeronaves na região de Charkhi Dadri, na Índia.
O Boeing 747-100B da Saudi Arabian Airlines e o Ilyushin Il-76, da Kazakhstan Airlines, se chocaram e mataram todos a bordo em ambos os voos.
Investigações mostraram que houve falhas na comunicação entre as duas aeronaves e que o avião da Kazakhstan Airlines, em determinado momento, reduziu a sua altura de voo sem autorização e aviso.


4. Acidente de Ermenonville

Mortes: 346 pessoas
Quando: Em 1974, na França

O que aconteceu: Em 3 de março, o voo 981 da Turkish Airlines saiu de Istambul com destino a Londres. Em Paris, ele fez uma escala e seguiu viagem.
Na região de Paris, na floresta de Ermenonville, ele caiu e matou as 346 pessoas a bordo.
Uma escotilha traseira se danificou e houve despressurização. Os pilotos perderam o controle da aeronave, que caiu.

5. Acidente do Air India Voo 182

Mortes: 329 pessoas
Quando: Em 1985, no Oceano Atlântico

O que aconteceu: O voo 181/182 da Air-India chegou em Toronto, no Canadá, depois de voar por Bombaim, Delhi e Frankfurt. Ali, ele sofreu um pequeno reparo na asa esqueda.
O voo partiu então para Montreal, onde chegou em segurança. O voo mudou de 181 para 182 e se preparou para voltar para Bombaim, com paradas em Londres e Delhi.
Em 23 de junho, no caminho de Londres, no Oceano Atlântico, uma explosão aconteceu no compartimento de carga. O avião se dividiu em dois antes de atingir o mar e matar todos os 329 passageiros.
A explosão foi causada por uma bomba. Reportagens mostraram que um passageiro despachou a sua bagagem, mas não embarcou. A suspeita é que extremistas Sikh, que lutam na Índia, tenham promovido o atentado.

6. Acidente do Saudia Voo 163

Mortes: 301 pessoas
Quando: Em 1980, na Arábia Saudita

O que aconteceu: O avião da Saudia Arabian Airlines fazia um voo doméstico entre o Riyadh International Airport e o Jeddah-King Abdulaziz International Airport.
Em 19 de agosto, assim que decolou de Riyadh, ele pegou fogo e fez um pouso de emergência. Mas as 301 pessoas a bordo morreram.
Investigações posteriores apontaram que o comandante da aeronave falhou no procedimento de evacuação imediata da aeronave. 

7. Acidente do Iran Air Voo 655

Mortes: 290 pessoas
Quando: Em 1988, no Oceano Índico

O que aconteceu: No dia 3 de julho, o voo civil da Iran Air viajava entre Teerã, no Irã, e Dubai, nos Emirados Árabes, quando foi atingido por um míssil americano, disparado por um cruzador da Marinha americana, o USS Vincennes.
O governo americano alegou que suspeitou do avião e não sabia que transportava civis. O fato gerou uma crise diplomática.
A Corte Internacional de Justiça condenou os Estados Unidos a pagar 61,8 milhões de dólares em indenizações para as famílias.

8. Acidente da Guarda Revolucionária do Irã

Mortes: 275 pessoas
Quando: Em 2003, no Irã

O que aconteceu: Em 19 de fevereiro, o Ilyushin Il-76, do exército iraniano, caiu na região montanhosa de Kerman, matando os seus 275 ocupantes.
As causas do acidente ainda não são claras. As condições do tempo eram péssimas no momento do acidente, o que pode ter causado problemas na aeronave. Mas o fato de que esse tipo aeronave costuma suportar menos de 200 pessoas levantou a suspeita de que, na verdade, teria ocorrido uma colisão no ar com outro avião.
O grupo extremista Abu-Bakr, sem muitos detalhes, disse que tinha sido o responsável pelo acidente.

9. Acidente de Chicago

Mortes: 271 pessoas
Quando: Em 1979, nos Estados Unidos

O que aconteceu: O voo 191 da American Airlines voaria em 25 de maio do Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, para Los Angeles.
Assim que decolou em Chicago, ele perdeu o controle e caiu, matando os 271 passageiros e outras duas pessoas no solo.

10. Acidente do Korean Air Lines voo 007

Mortes: 269 pessoas
Quando: Em 1983, no Oceano Pacífico

O que aconteceu: Em 1º de setembro, o voo entre Nova York e Seul passava pelo Mar do Japão quando foi atingido por mísseis de um navio da Marinha soviética.
Todos os 269 passageiros morreram na hora. Entre os passageiros, estava o congressista americano Lawrence McDonald, o que causou uma crise diplomática entre os dois rivais da Guerra Fria.
Os soviéticos negaram, no começo, qualquer envolvimento com o acidente. Depois, admitiram o acidente, mas alegaram que o avião tinha invadido o espaço aéreo deles, na região do Alasca. 

Persistência no trabalho – Isso é Bom ou Ruim para a Segurança?


domingo, 30 de novembro de 2014

Diferença entre Segurança do Trabalho x Segurança Patrimonial

Segurança do Trabalho x Segurança Patrimonial

Normalmente, para quem não é da área industrial, existe a tendência de se confundir os significados e as atividades de Segurança do Trabalho e Segurança Patrimonial.

Em princípio, os conceitos são:

a) Segurança do Trabalho:
É o conjunto de recursos e técnicas aplicadas, preventiva ou corretivamente, para a proteção do homem dos riscos de acidentes oferecidos num processo de trabalho ou realização de uma tarefa; e

b) Segurança Patrimonial:
É o conjunto de recursos e técnicas, ostensivas ou não, aplicadas preventiva ou repressivamente para proteger os recursos de produção de uma empresa dos riscos oferecidos pela ação, intencional ou não, das pessoas.

Vale lembrar que em inglês há diferença na tradução das palavaras, sendo:

  • Segurança do Trabalho (português)  = Safety (inglês)
  • Segurança Patrimonial (português) = Security  (inglês).

Em principio, o quadro a seguir mostra, de maneira didática, as diferentes características  das atividades entre Segurança do Trabalho e Segurança Patrimonial:

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sábado, 29 de novembro de 2014

Os 10 maiores acidentes nucleares do mundo!

Relembre os principais acidentes nucleares do mundo

1º - Chernobyl, 26 de abril de 1986
O reator número 4 da usina soviética de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atômicas iguais à que caiu em Hiroshima. Três quartos da Europa foram contaminados.

2º - EUA, 28 de março de 1979
Em Three Mile Island (Pensilvânia), uma falha humana impediu o resfriamento normal de um reator, cujo centro começou a derreter. Os dejetos radioativos provocaram uma enorme contaminação no interior do recinto de confinamento, destruindo 70% do núcleo do reator. Um dia depois do acidente, um grupo de ecologistas mediu a radioatividade em volta da usina. Sua intensidade era oito vezes maior que a letal. Cerca de 140 mil pessoas foram evacuadas das proximidades do local. O acidente foi classificado no nível 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES), que vai de 0 a 7.

3º - Japão, 12 de março de 2011
O terremoto de 9 pontos da Escala Richter que atingiu o Japão em 11 de março, causou estragos na usina nuclear Daiichi, em Fukushima, cerca de 250 quilômetros ao norte de Tóquio. Explosões em três dos seis reatores da usina deixaram escapar radiação em níveis que se aproximam do preocupante, segundo as autoridades japonesas.O acidente foi classificado no nível 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES) pelas autoridades japonesas.

4º - EUA, agosto de 1979
Um vazamento de urânio em uma instalação nuclear secreta perto de Erwin (Tennessee) contaminou cerca de mil pessoas.

5º - Japão, janeiro-março de 1981
Quatro vazamentos radioativos na usina nuclear de Tsuruga, uma cidade na província de Fukui, a 300 quilômetros de Tóquio, deixaram 278 pessoas contaminadas por radiação.

6º - Rússia, abril de 1993
Uma explosão na usina de reprocessamento de combustível irradiado em Tomsk-7, cidade secreta da Sibéria Ocidental, provocou a formação de uma nuvem e a projeção de matérias radioativas. O número de vítimas é desconhecido. A cidade, hoje chamada de Seversk, é fechada e só pode ser visitada a convite. Possui diversos reatores nucleares e indústrias químicas para separação, enriquecimento e reprocessamento de urânio e plutônio.

7º - Japão, março de 1997
A usina experimental de reprocessamento de Tokai (nordeste de Tóquio) foi parcialmente paralisada depois de um incêndio e de uma explosão que contaminou 37 pessoas, em um acidente ocorrido no dia 11 de março de 1997.

8º - Japão, setembro de 1999
A mesma usina voltou a ser palco de um novo acidente nuclear em 30 de setembro de 1999, devido a erro humano, provocando a morte de dois técnicos. Mais de 600 pessoas, funcionários e habitantes dos arredores, foram expostos à radiação e cerca de 320 mil pessoas foram evacuadas. Os dois técnicos haviam provocado uma reação nuclear descontrolada, Ao utilizar uma quantidade de urânio muito superior à prevista durante o processo de fabricação.

9º - Japão, 9 de agosto de 2004
Na usina nuclear de Mihama, a 320 quilômetros a oeste de Tóquio, um vapor não radioativo vazou por um encanamento que se rompeu em seguida, ao que parece, por uma grande corrosão, provocando a morte de cinco funcionários por queimaduras.

10º - França, 23 de julho de 2008
Durante uma operação de manutenção realizada em um dos reatores da usina nuclear de Tricastin, no sul da França, substâncias radioativas vazaram, contaminando muito levemente uma centena de empregados. Segundo autoridades francesas, as substâncias chegaram a atingir dois rios próximos ao local. Autoridades chegaram a proibir o consumo de água e a prática de pesca e esportes nos rios.

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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Os 10 acidentes de trabalho mais caros do mundo

Os acidentes mais caros do mundo

1º. Chernobil | Valor: US$ 200 bilhões

Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou o pior acidente da história. A explosão da usina nuclear de Chernobil resultou em mais de 50% de área contaminadas na Ucrânia, mais de 200.000 pessoas ficaram desalojadas, enquanto 1,7 milhão de pessoas foram diretamente afetadas pela catástrofe. 
O número de mortes incluindo as pessoas que morreram de câncer anos mais tarde, é estimado em 125.000. Os custos totais, incluindo a limpeza, reassentamento e compensações às vítimas, foi estimada em aproximadamente US$ 200 bilhões.


2º. Ônibus espacial Colúmbia | Valor: US$ 13 bilhões
Columbia foi o primeiro ônibus espacial construído pelos Estados Unidos da América.O acidente ocorreu no dia primeiro de fevereiro de 2003, na reentrada da nave na atmosfera terrestre.
O custo inicial do ônibus espacial construído em 1978 foi de US$ 6,3 bilhões corrigidos, US$ 500 milhões foram gastos nas investigações e a busca dos detritos mais 300 milhões de dólares.
Segundo o Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica, no fim das contas o acidente custou US$ 13 bilhões.

3º. Petroleiro Prestige | Valor: US$ 12 bilhões
Em 13 de novembro de 2002, o petroleiro Prestige estava transportando 77.000 toneladas de óleo pesado, quando um dos seus tanques estourou durante uma tempestade ao largo Galiza, Espanha. Temendo que iria afundar o navio, o capitão pediu a ajuda da equipe de salvamento espanhol. No entanto, autoridades negaram a ajuda. Resultado: o navio afundou derramando 20 milhões de galões de petróleo no mar.
De acordo com um relatório elaborado pela Economist Pontevedra Câmara, o custo total ficou em US$ 12 bilhões.

4º. Explosão da Challenger | Valor: US$ 5,5 bilhões
O ônibus espacial Challenger explodiu 73 segundos após a sua decolagem, em 28 de janeiro de 1986, isso devido a uma falha na vedação das articulações, permitindo o gás sobre pressão escapar para o exterior da nave. 
O custo da substituição do ônibus espacial foi de US$ 2 bilhões em 1986 (US$ 4,5 bilhões em dólares de hoje).
O custo do inquérito e substituição de equipamentos perdidos custaram US$ 450 milhões a partir de 1986-1987 (US$ 1 bilhão de dólares hoje em dia).


5º. Piper Alpha Oil Rig | Valor: US$ 3,4 bilhões
O pior desastre em uma plataforma de petróleo aconteceu em 6 de julho de 1988. Como parte de uma rotina de manutenção, técnicos inspesionaram 100 válvulas que controlavam o acumulo de gás líquido, infelizmente uma válvula não foi trocada, causando a explosão da mesma.
Em 2 horas, os 300 pés da plataforma estavam envolvidos em chamas. Ela acabou afundando, matando 167 trabalhadores e resultando em US$ 3,4 bilhões em danos.
Na época do acidente a plataforma era a maior produtora de petróleo do mundo.


6º. Exxon Valdez | Valor: US$ 2,5 bilhões
A Exxon Valdez maré negra não foi um acidente com o maior derrame de petróleo do mundo, mas gerou um alto custo, devido à localização remota de Prince William Sound (acessível somente por barco e de helicóptero). 
Em 24 de março de 1989, 10,8 milhões de galões de óleo foram derramados quando o capitão do navio, Joseph Hazelwood, perdeu o total controle do navio, ocasionando uma colisão contra um recife.
A limpeza total do desastre custou aos cofres da pretolífera Exxon a quantia de US$ 2,5 bilhões.

7º. Bombardeiro B-2 | Valor: US$ 1,4 bilhões
o bombardeiro B-2 stealth caiu pouco depois de ter decolado de uma base aérea em Guam, no dia 23 de fevereiro de 2008. 
Investigadores do serviço secreto americano, após analisarem os fatos, concluiram que o problema foi causado a distorção dos dados nos computadores de controle de vôo, devido a umidade no sistema, por isso a aeronave fez um movimento repentino para cima. O acidente foi o mais caro já registrado na história da aviação. Felizmente ps pilotos conseguiram ejetar com segurança da aeronave. O vídeo do acidente você pode conferir neste link .

8º. Explosão Union Carbide | Valor: US$ 950 milhões
Na madrugada de 03/12/1984. na cidade indiana de Bhopal, a explosão do complexo industrial da Union Carbide, resultou na morte de 4 mil pessoas diretamente e cerca de 200 mil foram intoxicadas, devido a uma nuvem tóxica de isocianato de metila exalado no acidente. Anteriormente a empresa já havia sido notificada diversas vezes pelas irregularidades encontradas pelos inspetores de segurança. A empresa foi condenada a pagar US$ 470 milhões as famílias das pessoas atingidas diretamente, esse valor atualizado gira em torno de US$ 950 milhões hoje.


9º. Colisão Metrolink | Valor: US$ 500 milhões
Em 12 de setembro de 2008, naquilo que foi uma das piores falhas da administração ferroviária da Califórnia, 25 pessoas pagaram com suas vidas a irresponsabilidade alheia e 135 pessoas sairam feridas. Segundo os técnicos de inspeção que analisaram as causas do acidente, foi apontado uma falha pelo maquinista da Metrolink (combio onde eram transportados passageiros) que avançou o sinal vermelho, causando uma grande colisão com um combio que levava carga.
O valor do acidente custou 500 milhões de doláres para a Metrolink.

10º. Caminhão-tanque vs ponte | Valor: US$ 358 milhões
Em 26 de agosto de 2004, um carro colidiu com um caminhão-tanque contendo 32.000 litros de combustível sobre o lago Wiehltal Bridge, na Alemanha. . O caminhão após a batida, quebrou as barreiras de proteção e caiu a 90 metros ao largo da A4 Autobahn, o que resultou em uma enorme explosão. O incêndio se prolongou para perto da ponte e o calor destruiu a capacidade de carga da mesma. O governo gastou com Reparações temporárias o valor de US$ 40 milhões e o custo para substituir a ponte foi estimado em US$ 318 milhões.

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Estamos evitando os acidentes do passado?


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O que é Segurança do Trabalho?


Introdução:
A Segurança do Trabalho tem posição decisiva nas ações preventivas empreendidas no cotidiano da produção e representa relevante conquista para a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores. Contudo, o Brasil ainda está entre os maiores números mundiais no que se refere a acidentes de trabalho, pagando elevado preço em incapacidades e perdas de vidas decorrentes deste problema

O que é Segurança do Trabalho?
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de recursos e técnicas aplicadas, preventiva ou corretivamente, para a proteção do homem dos riscos de acidentes oferecidos num processo de trabalho ou realização de uma tarefa.

Por que a minha empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho?
Independente da obrigatoriedade legal, as organizações, mesmo as desobrigadas a ter Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, têm o dever de gerenciar o ambiente de trabalho, para minimizar a exposição do trabalhador aos riscos e, conseqüente, afastamento por motivos relacionados à segurança e saúde.

Legislação e Segurança do Trabalho:
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho é composta por Normas Regulamentadoras, outras leis complementares, como portarias e decretos, além das convenções e recomendações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), rati fi cadas pelo Brasil.
Como o profissional Segurança tem a responsabilidade de proporcionar uma boa qualidade de vida aos trabalhadores, diagnosticando tudo o que é relacionado ao ambiente de trabalho, é fundamental que ele conheça profundamente as Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes.
Constituição da Republica Federativa do Brasil 05/10/88 em seu capitulo II, artigo 7o. diz:
"Artigo 7o. - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros...
XXII - Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança..."

O que é risco no ambiente do trabalho?
Uma ou mais condições com potencial necessário para causar danos como: lesões pessoais, avaria a equipamentos e instalações, prejuízos ao meio-ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção. A existência do risco pode possibilitar efeitos adversos e danosos. 

Onde atua o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do Trabalho, seja de grau médio ou superior, atua na prevenção de ocorrências de eventuais situações que possam a vir causar danos a integridade do trabalhador em seu ambiente laboral.

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
  • Prevenção de acidentes
  • Promoção da saúde
  • Prevenção de incêndios
  • Aspectos Econômicos: Redução de custos (com acidentes, máquinas paradas, atendimento médico, etc)
Características básicas da Segurança do Trabalho:
  1. Objetivo: Prevenção de Acidentes de Trabalho
  2. Foco: Trabalhador
  3. Atividade básica: Assessoramento (Prevenção)
  4. Método de ação: Treinamento, orientação, conscientização através de normas e politicas e inspeções.
A importância da Segurança e Saúde no Trabalho:
Pode parecer estranho que, além de aspectos técnicos, a segurança aborde também aspectos humanos. Entretanto não nos devemos esquecer que por trás de qualquer máquina, equipamento ou material, está o homem, a maior riqueza da nação. Se não bastasse isso para avaliarmos a importância da Segurança no Trabalho, poderiamos pensar que, enquanto uma indústria automobilistica tem capacidade de produzir 1.000 automóveis por dia, necessitamos de no mínimo 20 anos para formar um homem...





terça-feira, 25 de novembro de 2014

27 de Novembro - Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho!



 27 de Novembro - Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho

Parabéns aos profissionais da área de Segurança do Trabalho!!


As profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades do Engenheiro e do Técnico de Segurança já eram desempenhadas. Esta portaria definiu que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do trabalho, é necessário cursar a Graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.

Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras. 

As atividades desempenhadas pelos Técnicos de Segurança do Trabalho, de forma resumida, são:
  • Responsabilidade de aplicar os conhecimentos específicos de segurança e medicina do trabalho com o objetivo de reduzir ou até eliminar os riscos à saúde do trabalhador; 
  • Responsabilidade por orientar e treinar os trabalhadores quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho, o uso e conservação correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
  • O Técnico de Segurança do Trabalho também deve se envolver nos processos industriais para auxiliar na análise da melhor forma de se executar as tarefas com o maior índice de segurança possível.


O trabalho do Engenheiro de Segurança visa a prevenção de riscos, com o objetivo de preservar a vida das pessoas. Além de supervisionar e orientar tecnicamente o serviço em diversos segmentos, ele também controla e fiscaliza sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança e prevenção contra incêndio e pânico assegurando qualidade e segurança.





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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Periculosidade para Motociclista (Adicional de Periculosidade)

Está em vigor a nova lei que aprova o adicional de periculosidade para Motociclistas.

A lei foi aprovada pela PORTARIA N.º 1.565 DE 13 OUTUBRO DE 2014 (DOU de 14/10/2014 - Seção 1) que Aprovou o Anexo 5 - Atividades Perigosas em Motocicleta - da Norma regulamentadora nº 16 - Atividades e Operações Perigosas e dá outras providências.

Veja o texto na integra:

ANEXO 5 - ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA

1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

2. Não são consideradas perigosas, para efeito deste anexo:
a) a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela;

b) as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los;

c) as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

d) as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos da Norma Regulamentadora - NR 16.

É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade,
mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Exaustão de Contaminantes no local de trabalho = Eficiente x Ineficiente

Exaustão

Introdução

É conhecida a necessidade da exaustão para manter a percentagem mínima de elementos contaminantes constituídos por gases, vapores e outros produtos que podem até incluir características tóxicas com diferentes faixas de concentração, mantendo os ambientes de trabalho seguro.

Exaustão Local
O motivo principal de uso deste tipo de exaustão é a captação de elementos poluentes na sua fonte produtora, bem antes destes contaminarem o local ou ambientes.

Se a captação de contaminantes for realizada através de dutos, o encaminhamento destes podem ser efetuado para locais onde sejam filtrados, tratados, armazenados ou submetidos a qualquer processo de purificação.

As desvantagens que podem ser mencionadas são a eventual complexidade do projeto, como também as dificuldades eventualmente impostas pela transferência das unidades de captação.

Para braços extratores uma vazão razoável é entre 800 e 1100 m3/h

Tipos de Exaustores:

  • Braços Extratores,
  • Sistemas centralizados,
  • Exaustores portateis,
  • Coifas,
  • Dutos,

Sistema eficiente


Sistema Ineficiente:



Desafios para implementar a Ginástica Laboral - Vídeo



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

LINACH - Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos - Governo Brasileiro lista Agentes cancerigenos para humanos

Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach) - Governo Brasileiro lista Agentes cancerígenos.


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social (MPS) e da Saúde (MS) criaram, por meio da Portaria Interministerial Nº 9, de 7 de outubro de 2014, a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach). A lista foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (8) e passará a ser utilizada como referência técnica para elaboração de políticas públicas das três pastas. (link) MTE Gov

A Linach é composta de três grupos de agentes considerados cancerígenos: 

Grupo 1 – que inclui 114 agentes comprovadamente cancerígenos para seres humanos;

Grupo 2 A – que abrange 65 agentes provavelmente carcinogênicos para humanos;

Grupo 2 B – que reúne 284 agentes possivelmente carcinogênicos para humanos.
 

A primeira versão da Linach resulta da tradução da lista de agentes classificados pelos estudos da Agência de Pesquisas sobre Câncer (Iarc) da Organização Mundial de Saúde (OMS) até abril deste ano, devendo passar agora a ser atualizada semestralmente por técnicos dos três ministérios, com base em novos estudos científicos nacionais e internacionais.

Para o diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do MTE, Rinaldo Marinho,  a lista representa um grande avanço nas políticas de saúde, trabalho e previdência, pois trouxe para a norma nacional o resultado de estudos e pesquisas de grande relevância científica internacional.

De acordo com o diretor, a Lista atende previsão contida no Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (Plansat) e a proposta foi discutida e aperfeiçoada juntamente com a Diretoria de Saúde do Trabalhador do MS (DISAST), o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a Diretoria de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS (DPSO), antes de seguir à apreciação dos ministros.

Segundo Marinho, o câncer representa a segunda causa de morte no mundo, responsável por 17% dos óbitos de causa conhecida no Brasil e por 6,45% das aposentadorias urbanas por invalidez.  A Organização Mundial de Saúde estima que o contínuo crescimento e envelhecimento da população mundial tende a ampliar ainda mais o impacto do câncer, o que pode levar, em 2030, a 27 milhões de casos novos, 17 milhões de mortes por ano e pelo menos 75 milhões de pessoas vivendo com câncer dentro de cinco anos do diagnóstico.

Rinaldo Marinho salienta ainda que uma das formas mais destacadas de exposição a agentes cancerígenos é a ocupacional, “existem pelo menos 15 produtos químicos, grupos de produtos químicos e misturas presentes nos ambientes e processos de trabalho para os quais existem fortes evidências científicas como carcinógenos para humanos. Além deles, 28 agentes ocupacionais são classificados como ‘provavelmente carcinogênico para humanos’ e muitos outros considerados ‘possivelmente carcinogênico para humanos’”, afirmou.

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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Chuveiro e lava-olhos de emergência - Informações de instalação, uso e manutenção.


Qual a distância entre o sistema e o trabalhador?
R: O tempo do usuário chegar até o Chuveiro e Lava-Olhos  terá que ser de no máximo 10 (dez) segundos!!

Qual o melhor lugar para instalar o Chuveiro/Lava-Olhos ?

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Nitrogênio – Perigos e Prevenção!


Esta postagem não está focada em um único incidente, mas em incidentes que continuam a ocorrer em toda a indústria - asfixia com nitrogênio. Um boletim de Junho de 2003 do Chemical Safety Board (CSB) Americano relatou vários incidentes por asfixia com nitrogênio na indústria dos EUA, resultando em 80 mortes de 1992 a 2002. Estes incidentes ocorreram nos mais variados locais de trabalho – plantas industriais, laboratórios e centros médicos. Muitos dos incidentes envolveram empreiteiras. As fotos são alguns exemplos do tipo de lugar onde uma concentração perigosa de nitrogênio poderia se acumular, com base em relatórios do CSB.

Enquanto o nitrogênio em si não é tóxico, uma alta concentração de nitrogênio no ar que você respira vai privar seu corpo do oxigênio necessário para sustentar a vida. 78% do ar que normalmente respiramos é nitrogênio e o oxigênio compõe a maior parte do restante. O organismo das pessoas não pode funcionar bem quando a concentração de nitrogênio for superior a 84% (16% de oxigênio). Seu julgamento pode ser prejudicado e você pode não reconhecer que está em perigo! Com 94% de concentração de nitrogênio, a morte é provável em algumas respirações.

Pelo lado positivo, o nitrogênio é um gás inerte, o que reduz o potencial de incêndio, eliminando o oxigênio necessário para se ter um incêndio. Por esta razão, o nitrogênio é usado para purgar tubulações e equipamentos utilizados em serviços com materiais inflamáveis.


O que você pode fazer?

  • Saiba onde o nitrogênio é liberado. Deve ser ao ar livre ou para um sistema projetado para receber nitrogênio com segurança. Onde o nitrogênio estiver em uso, considerar a monitoração da concentração de oxigênio na área, para garantir que essa concentração não caia abaixo de níveis considerados seguros.
  • Saiba onde o nitrogênio é usado em sua planta e certifique-se que todos os tubos de nitrogênio sejam claramente identificados.
  • Inspecionar mangueiras utilizadas em serviço com nitrogênio, como você faria com qualquer mangueira contendo gás tóxico. Não use uma mangueira que apresente sinais de vazamento.
  • Nunca supor que a concentração de oxigênio no interior de um vaso ou em qualquer outro espaço confinado seja aceitável. Sempre medi-la antes de trabalhar perto da abertura de um vaso de processo ou dentro de qualquer espaço confinado.
  • Certifique-se que os sistemas de ventilação de sua planta estejam funcionando corretamente. Eles não são apenas para o conforto - elas também removem contaminantes do ar potencialmente perigosos.
  • Reconhecer que um espaço confinado pode ser criado por obstruções temporárias tais como uso de plásticos ou lonas, ou outro tipo de confinamento com a finalidade de proteção temporária contra intempéries.

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